A Insurreição Pernambucana foi a revolta dos colonos portugueses e nativistas contra a invasão holandesa no Nordeste brasileiro, ocorrida no período de 1645 a 1654. Reportemos ao contexto histórico da época e vejamos os fatores que culminaram nesta revolta e, posteriormente, na derrota e expulsão dos holandeses das terras brasileiras, tanto quanto, as consequências dessa rebelião.
Com o início da expansão marítimo-comercial, no século XV, tem-se o processo de descobrimento e colonização das Américas, em que, Portugal foi o país pioneiro nessas atividades, justamente, por sua localização geográfica privilegiada, possuir uma centralização política, e estudos náuticos avançados. Outros países europeus também participaram dessa expansão, como no caso de Espanha, França, Inglaterra e Holanda.
Sendo essa divisão de terras somente entre Portugal e Espanha, países como a França, Inglaterra e Holanda se sentiram prejudicados com este acordo, e passaram atacar as colônias portuguesas e espanholas. França e Inglaterra iniciaram a exploração marítima tardia devido aos conflitos que viviam: Guerra dos Cem Anos (1337-1453), e a Guerra das Duas Rosas (1455-1485), na Inglaterra.
A Holanda também teve sua participação na expansão marítima postergada, pois esta era de domínio espanhol, tendo sua independência proclamada em 1576, com a formação das Províncias Unidas dos Países Baixos.
A União Ibérica (1580-1640), período em que Portugal vivia sob o domínio espanhol, também foi outro fator que prejudicou a França, Inglaterra e Holanda, pois os espanhóis fecharam os portos ibéricos a esses países. A partir de então, a Holanda começou a invadir as colônias portuguesas e espanholas, conseguindo conquistar o território da atual Suriname, além também de obter terras no continente africano e na Índia.
Em 1621, os holandeses criaram a Companhia das Índias Ocidentais (WIC), e a primeira tentativa de invasão em solo brasileiro foi em (1624-25), na Bahia; porém acabaram derrotados em 1625. Outro ataque holandês deu-se em uma região menos protegida, em território pernambucano, o que provocou uma forte reação por parte dos colonizadores portugueses e o povo nativista contra a invasão dos holandeses, no ano de 1645.
Outra consequência dessa expulsão holandesa foi o acordo firmado entre Portugal e Holanda, o chamado Tratado de Paz de Haia (1661), no qual os holandeses receberiam dos portugueses uma indenização de 4 milhões de cruzados, além das Ilhas Molucas e do Ceilão.
Otima materia meninos.
ResponderExcluirMas, porque depois da derrota dos holandeses a produçao de açucar aumentou e no nordeste do Brasil houve decadencia na produçao açucareira.
Nao entendi isso poderiam me explicar?
Camila (Freedom)
a Presença dos portugueses no Brasil e a grande quantidade de 'regalias' para eles foram alguns dos motivos que levou a inssurreição,
ResponderExcluiroutro motivo foi a recesão economica, além da Companhia das Índias Ocidentais estar precionando o nordeste para pagamento de dividas inadimplentes, o nordeste ainda passavam por um ano de seca e pragas, mas os comerciantes portugueses continuavam a controlar as atividades de importação e exportação, provocando o endividamento e a decadencia de grandes propietarios.
Depois da derrota, os Holandeses subiram rumo ao caribe e lá começaram a plantar cana-de-açúcar e obtiveram sucesso pois tinham uma técnica mais avançada. E o Brasil ganhou um concorrente grande na produção de cana, e por causa da seca e das pragas a produção de cana no BRasil foientrando em decadencia.
Bom acho que é isso,
Espero ter ajudado.
by: Higor.