quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A Revolução Industrial

Introdução

O Século XVIII foi marcado por profundas mudanças econômicas e sociais em alguns países da Europa. Na França idéias liberais e na Grã-Bretanha transformações técnicas indicavam mudanças significativas. A econômia inglesa passou a funcionar de forma vertiginosa que anunciava o surgimento de uma sociedade de massa e do mercado mundial.
 A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada no Reino Unido em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.
Ao longo do processo (que de acordo com alguns autores se registra até aos nossos dias), a era da agricultura foi superada, a máquina foi superando o trabalho humano, uma nova relação entre capital e trabalho se impôs, novas relações entre nações se estabeleceram e surgiu o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos.
Essa transformação foi possível devido a uma combinação de fatores, como o liberalismo econômico, a acumulação de capital e uma série de invenções, tais como o motor a vapor. O capitalismo tornou-se o sistema econômico vigente.
Uma caracteristica da Industrialização foi o trabalho infantil, pois, além de mais barato as crianças poderiam entrar dentro das maquinas pelo seu tamanho pequeno. Apenas em 1959, através da Declaração Universal dos Direitos da Criança, o trabalho infantil tornou-se uma pratica mundialmente condenada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O trabalho na Era Industrial

A Industrialização  na Grã-Bretanha representou uma mudança social profunda na media em que transformou a vida dos homens, implicando e...